domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento Estratégico e Gestão de Custos com Base na Elaboração de Cenários

Um dos focos de maior atenção dos administradores está nos custos e orçamentos, é o que indica os principais estudos de finanças aplicadas. Como já dissemos anteriormente, o corte indiscriminado de custos está por se extinguir, e as estratégias e o trabalho de visão ampla com elaboração de cenários estão cada vez mais notáveis. No entanto, um cenário somente será possível de ser concebido, após a exaustiva análise de todas as possibilidades e desdobramentos que as tendências que o mercado nos oferece. Para a construção de um cenário temos que analisar todas as variáveis que envolvem cada passo, cada decisão e qual caminho a ser seguido etc. Para melhor compreendermos esta proposta, utilizaremos um modelo aplicado em uma das maiores fabricantes de linha branca, a Whirlpool, instalada na cidade Joinville, que para atender a uma demanda tradicional de geladeiras brancas, mantém uma produção de 15.000 peças por dia. Por outro lado um pequeno grupo de colaboradores se encarregam da produção de outros itens sob medida, invertendo a lógica criada pelo notável, se me permitem assim me dirigir a Henry Ford. A razão desta mudança se da no comportamento cultural das novas gerações que impulsionam a customização, já que cresceram com um poder de escolha muito bem definido. Assim podemos observar a matriz de crescimento de produto/mercado de Ansoff, que fornece uma maneira simples de criar quadros de direções alternativas básicas para desenvolvimento estratégico.
Fica claro que a estratégia utilizada pela Whirlpool é a da criação de um novo mercado pela diversificação, na qual criou uma linha de montagem exclusiva com capacidade de atender a uma demanda de consumidores especiais com 25.000 diferentes opções entre geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Entretanto, elaborar cenários não é um exercício de predição, mas sim um esforço de fazer descrições plausíveis e consistentes de situações futuras possíveis, apresentando os condicionantes do caminho entre a situação atual e cada cenário futuro, destacando os fatores relevantes às decisões que precisam ser tomadas (Wright & Spers, 2006). Aplicado objetivando mapear futuros possíveis, identificando tendências e incertezas, e antecipando oportunidades e ameaças. No mundo de hoje, cada vez mais dinâmico e interligado econômica, tecnologicamente e politicamente, pensar o futuro das organizações tornou-se um exercício complexo e desafiador. Godet (2000) afirma que, na prática, não há um único método para o desenvolvimento de cenários, mas uma variedade de métodos para a construção, sendo alguns simplistas e outros sofisticados. Pontua, ainda, o autor, que há um consenso que o termo Método de Cenários somente se aplica para uma abordagem que inclua um número de etapas específicas inter-relacionadas, análise de sistemas, retrospectiva, estratégia dos atores e elaboração de cenários. Por outro lado, Coates (2000) sugere que cenários devem ser elaborados a partir da identificação e definição do universo de preocupação, definição das variáveis que serão importantes para moldar o futuro, identificação dos temas para os cenários e, finalmente, a criação dos cenários. Em linha semelhante, Jouvenel (2000) propõe que, basicamente, há cinco estágios para o procedimento prospectivo: definição do problema e escolha do horizonte de tempo, identificação das variáveis e construção do sistema, coleta de dados e elaboração de hipóteses, exploração de futuros possíveis e de escolhas estratégicas. O que proponha neste artigo, antes da promoção de cortes indiscriminados nos custos, seja promovida uma ampla reflexão e análise criteriosa, sobre a utilização correta de todos os recursos disponíveis na empresa, aliada a uma base sólida de dados e variáveis com projeções analíticas a cerca dos custos recorrentes a cada opção estratégica escolhida. Ai reside uma das principais vantagens da elaboração de cenários com foco no planejamento futuro, antes de retroceder, estude as oportunidades, avance e crie ou expanda seu mercado, aplique esta técnica a partir de um diagnóstico concreto de suas necessidades e perspectivas. Fernando Schiavetto Sócio Diretor da Megaas Assessoria Empresarial Ltda. Gerente de Projetos – Exection – Executivos em Ação. Professor de Controladoria e Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá prof., Tenho boas lembranças, de suas aulas de TGA. Economia -UniNove 2009. Um grande abraço Pr. Fernando O.Souza

Fernando Schiavetto disse...

Olá Fernando

Uma turma muito especial com lembranças inesquecíveis. Mantenha contato, abraços.

Prof. Fernando