terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bradesco vai compartilhar controle da OdontoPrev

Bradesco vai compartilhar controle da OdontoPrev

SÃO PAULO (Reuters) - Após uma tentativa fracassada de participar da recente consolidação no ramo de seguros, o Bradesco fechou acordo para assumir 43,5 por cento da OdontoPrev e compartilhar o controle da empresa de planos odontológicos com seu fundador e presidente. A expansão dos grandes grupos na odontologia não é novidade para nós, mas o que nos chama a atenção é o fato de que ela esta em um segundo plano, ao meu ver, quando uma operadora de seguros de saúde, como o Bradesco, entra em um negócio é para alavancar o já existente. Posso estar errado? Sim, mas ao que parece a odontologia será a base da pirâmide, ou seja, ao fechar um seguro de saúde corporativo a empresa "levará" vantagem na compra do pacote odontológico, a grande pergunta e os preços? Como será a integração dos associados Bradesco com a a Odontoprev? Será que o Bradesco irá se posicionar oferecendo melhores planos para os que já estavam e um menos atrativo para quem atende atualmente a Odontoprev? Isso, somente o tempo dirá.
Segundo fato relevante desta segunda-feira, a Bradesco Dental será incorporada pela OdontoPrev e em troca o banco receberá ações da companhia.Isso em parte responde alguns perguntas, mas será que conhecendo o Bradesco, como conhecemos, não haverá esta divisão, qual será a força desta "maioria" que detém a Odontoprev terá no conselho? Pelo que nós saibamos o Bradesco não esta saindo do negócio, muito pelo contrário.
A empresa combinada nascerá com 3,9 milhões de clientes, sendo 2,6 milhões da OdontoPrev e 1,3 milhão da Bradesco Dental, e com receita líquida anualizada de 533 milhões de reais.
Além disso, a Bradesco Saúde e o sócio-fundador da OdontoPrev, Randal Luiz Zanetti, que também preside a companhia, celebraram acordo de acionistas, já que passarão a deter, em conjunto, 51,06 por cento do capital da OdontoPrev.
O Bradesco vinha indicando que não tinha vocação para ser sócio minoritário no ramo de seguros. Como destaca o controlador da Odontoprev, o Bradesco não tem vocação para ser minoritário, e minoritário significa perder o controle nas decisões. O que de fato se pretende é abrir espaço para brigar no mercado e iniciar já com uma base de clientes de aproximadamente 4 milhões de vidas.
No final de agosto, o Itaú Unibanco assinou acordo para ficar com 30 por cento da Porto Seguro. Como pagamento, o maior banco privado do país cedeu seus ativos e passivos de seguros residenciais e automóveis.
Dias antes do anúncio dessa associação, Bradesco e Porto Seguro informaram sobre o fim das conversas para uma parceria.
No início de outubro, foi a vez de o
Banco do Brasil revelar uma aguardada reorganização de seus negócios de seguros, incluindo uma parceria com a espanhola Mapfre e proposta de compra da participação da Sul América na Brasilveículos.Como podemos ver o mercado esta se movimentando em busca de uma base de clientes com capacidade de adquirirem seguros, não há preocupação com a expansão e melhorias no sistema de atendimento e remuneração dentro do plano, penso exatamente o contrário, poderão propor diminuição com base no argumento da melhora da base de clientes, oferecendo mais oportunidade aumenta a demanda, e demanda em alta e capacidade ociosa é a receita para redução de preços e aumento dos prazos para pagamento.
Depois da incorporação da Bradesco Dental pela OdontoPrev, que depende de autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a empresa fará acordo operacional com o banco para distribuição de seus planos na rede da instituição financeira.
"A associação das duas companhias deve proporcionar ganhos de escala e de sinergia com combinação das melhores práticas de gestão de sinistros e, principalmente, pela combinação das plataformas comerciais e do acesso aos canais de distribuição do Banco Bradesco", segundo fato relevante. O valor esperado de economias de custos não foi revelado.Aqui esta o ponto a que me refiro. Quais serão as economias? O que significa esta sinergia?
Pelo novo acordo de acionistas firmado entre Bradesco e o fundador da OdontoPrev, o banco indicará três de oito membros do Conselho de Administração, incluindo seu presidente. Zanetti permanecerá na presidência-executiva da companhia.
Na semana passada, em entrevista durante a feira de telecomunicações Futurecom, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, disse a jornalistas que o banco estava confortável com sua posição no ramo de seguros, em meio à consolidação na indústria.

"O seguro é uma indústria que se fundamenta nos grandes números, porque o risco atuarial é minimizado quando você tem escala. E nós temos escala, com 26 milhões de portadores de apólices", disse Trabuco.Escala é tudo, mas onde entra a odontologia? Quais serão os ganho reais para quem estiver praticando a odonto para estas empresas. Acredito que a parte que menos irá ganhar esta fusão é a prática da odontologia que ofereça um retorno digno a quem a pratica.
(Reportagem de Cesar Bianconi)

Um comentário:

Anônimo disse...

O mais importante ninguém até agora comentou...o que será dos funcionários da Bradesco Dental? Serão realocados na Odontoprev? Seus cargos, salários e benefícios serão mantidos? Isso porque os dos funcionários da Odontoprev são mais baixos.
Além de não ter sido nada bom para a prática da odontologia, também não foi para os que trabalham na Bradesco Dental, com toda certeza.