quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Empresa japonesa lança microscópio dental eletrônico

A tecnologia é uma das grandes responsáveis das pressões externas nas empresas, e nos consultórios odontológicos, que devem ser vistos como empresa, não poderia ser diferente. Assim um posicionamento estratégico pode ser orientado pela adoção de novas tecnologias primeiro que seus concorrentes, o que trará mais confiabilidade aos seus clientes em saber que são tratados com tecnologia de última geração.

O que ocorre é que mesmo sabendo que os concorrentes, com o tempo terão acesso a este tipo de tecnologia, a preferência sempre será a de “apostar” em quem é pioneiro. Conheçam o lançamento da Thanko:
A Thanko, uma empresa asiática especializada em "inutilidades tecnológicas", está lançando no mercado japonês um gadget que promete ser o sonho de consumo de todo dentista amador: um "microscópio dental" eletrônico.

Com aparência de uma escova elétrica, o aparelho é ligado a uma das portas USB do computador. No lugar das cerdas há um sensor de imagem rodeado por seis LEDs brancos ultra-brilhantes montados em círculo.

O usuário pode fotografar seus dentes com resolução de 1280×1024 pixels, ou fazer videozinhos de até 640×480 pixels. Ideal para encontrar aquele pedacinho de couve ou fiapo de carne, ou para verificar se está mesmo na hora de marcar uma limpeza.

O microscópio dental da Thanko pode ser encomendado via internet pelo site GeekStuff4U.com com preço de 8,2 mil yen, cerca de R$ 160. E o revendedor avisa: o aparelho não foi projetado para uso médico.

4 comentários:

Rubens disse...

Como fazer com que seu público saiba desta novidade? Publicidade?
Tem que se pensar também em qual novidade vale a pena investir. A decisão deve recair sempre naquela em que gerar mais valor agregado, ou seja, aquela em que seja visível para o cliente como vantagem.
Substituir o fotopolimerizador de luz halógena por um de LED, por exemplo, apesar da economia de tempo e melhor ergonomia, pro cliente, isso não é perceptível, portanto isso não é vantagem pra ele e portanto não agrega valor.

Fernando Schiavetto disse...

Olá Caro Dr. Rubens

A sua postagem trata de dois assuntos distintos que são a visibilidade da adoção de uma tecnologia diferenciada por parte de seus clientes e a outra sobre a vantagem competitiva, que, no entanto em uma única resposta podemos esclarecer este ponto.

Primeiro é preciso estabelecer, que dentro de minha visão, o marketing na odontologia é viral (boca-a-boca) e que muito pouco irá influenciar ações publicitárias visando o aumento de clientes pela adoção desta novidade, mesmo porque temos muitas restrições quanto a isso, portanto, quando você cita a substituição do fotopolimerizador por um de led erra em dizer que não agrega valor ao seu cliente, e ai eu pergunto: O que cria valor para seu cliente?

O cliente não perceberá os benefícios se o profissional não disser a ele as diferenças existentes nas duas formas, nós sempre pensamos em uma forma de agregar valor ao cliente, mas sempre tentamos justificar investimentos que no fundo servem muito mais para o consultório do que para o próprio cliente. Assim a maior “propaganda” esta dentro de sua própria clinica, onde a percepção individual é que tornará estas pequenas mudanças em novidade, é onde o profissional alcançará uma vantagem competitiva, cuja sustentabilidade terá a duração da sua capacidade em desenvolver recursos, geralmente simples sem grandes investimentos, que tragam confiança ao seu cliente.
Investir no marketing de confiança ainda é a maior fonte de geração de vantagem competitiva, pois ela se torna inimitável ao longo do tempo e pelo simples fato de você e não os equipamentos entrarem definitivamente na cadeia de valores do seu cliente. É você quem em última e única instância que será valorizado, pois isso é inovação, equipamentos são frutos de inovação feita pelo homem e cabe a ele transformá-las em novas fontes de recursos.

Como você pode ver respondemos aos dois questionamentos dentro da mesma resposta é preciso desenvolver uma nova consciência dentro da odontologia, uma nova forma de pensar, sair do comum e quebrar os paradigmas criados na área, será preciso um esforço para se conhecer o que é de fato desenvolver uma estratégia, sair da funcional de marketing (plano estratégico) e criar mecanismos capazes de gerarem a sustentabilidade das vantagens conquistadas, caso contrário a odontologia sofrerá um efeito commodities irreversível em um curto espaço de tempo.

Agradeço mais uma vez a sua importante participação, abraços

Rubens disse...

Mas vc não acha que os clientes já nos veem como commodities? É cada vez mais comum eles simplesmente perguntarem "quanto custa um implante" e isso por telefone mesmo. como não falamos de valores por telefone, muitos simplesmente não marcam. Agem como se estivessem em pesquisa de preço.

Fernando Schiavetto disse...

Caro Rubens

Você esta certo, mas quem permitiu que isso acontecesse? por esta razão que reafirmo que o makerting da confiança é a melhor forma de se manter e fazer crescer o número de atendimento em um consultório.

Um outro ponto que podemos debater é na forma como essa informação é passada para o futuro clinte, um bom relacionamento dizendo da importância de um diagnostico para um orçamento sem custo, ressaltar que o planejamento se torna um dos principais pontos para que se obtenha o sucesso no processo. Enfim, um atendimento personalizado não teria um impacto de confiabilidade, um diferencial dos demais?

É por esta razão que no curso iniciamos com a seleção e contratação de profissionais para trabalharem em consultórios, com base em critérios estabelecidos com base na descrição do perfil das funções e atribuições a serem desenvolvidas dentro da clinica.

Enfim, estamos todos iguais pelo fato de querermos mudar uma situação sempre fazendo a mesma coisa. Pergunto: sua equipe esta preparada para encantar o seu cliente? esta preparada para ousar na forma de atender e satisfazer seu cliente? Pense, nas atuais condições do mercado a única coisa capaz de inovar para responder a estas e outras perguntas esta na sua força de trabalho, na sua equipe, somente ela é capaz de fazer a diferença. Foque na sua equipe que o resultado será a diferenciação, mas lembre-se, forme a sua equipe com base nas suas necessidades e das expectativas que seus clientes esperam do seu negócio.

Abraços

Prof. Fernando